Mato Grosso
Mato Grosso precisa de R$ 111 bi para resolver “gargalos” do transporte
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Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado nesta semana, calcula que Mato Grosso precisaria de R$ 111 bilhões para resolver todos os seus “gargalos” de infraestrutura.
O estudo tem como objetivo identificar os principais projetos de todas as modalidades de transporte para solucionar os problemas atuais e modernizar a infraestrutura no Brasil.
Apenas em Mato Grosso, são 84 projetos para a melhoria do transporte e logística. Desses, 16 estão em Cuiabá. Entre os projetos destaques, está a adequação da BR-163 em Mato Grosso.
Ainda é apontada a necessidade da construção da ferrovia Cuiabá – Santarém (PA). Conforme a confederação, para sanar os gargalos da logistico no Centro-Norte, seriam necessários R$ 64,7 bilhões de investimento.
Dos mais de R$ 100 bilhões projetados para o Estado, a cifra mais expressivas seria para o investimento na construção de 3 mil quilômetros de ferrovias e na adequação das hidrovias do Estado.
Conforme o estudo, seriam necessários R$ 28 bilhões para as ferrovias e R$ 27 bilhões para hidrovias.
Para o sistema de transporte mais utilizado no Brasil, o rodoviário, os investimentos também precisam ser altos. Apenas para duplicação das rodovias que cortam o Estado, num total estimado em 2,1 mil quilômetros, o investimento deveria ser de R$ 21 bilhões.
Para pavimentar 2,5 mil quilômetros, o estudo prevê o emprego de outros R$ 14 bilhões. Em recapeamento asfáltico de 1.173 km, o estudo prevê o gasto de R$ 3,8 bilhões.
O estudo cita ainda a duplicação da rodovia BR-163, entre Rondonópolis e Diamantino, uma das mais importantes do País.
A sugestão é que 365,8 km sejam duplicados. Outro exemplo é a recuperação do pavimento da mesma rodovia, entre Sinop e Guarantã do Norte. A sugestão é que sejam recapeados 269,8 quilômetros.
A CNT ainda fala sobre a construção dos 22 km do Veículo Leve Sob Trilho, em Cuiabá, que prevê o montante de R$ 1,2 bilhão para a conclusão. O modal está em processo de construção há cinco anos.
Já para a adequação de 14 aeroportos são estimados R$ 334 milhões. E para a construção de sete unidades projetadas, outros R$ 187 milhões. Os aeroportos são em Aripuanã, Canarana, Colíder, Jaciara, Matupá, Paranatinga, Poconé.
O projeto
Os projetos destacados pela publicação ainda consideram a infraestrutura existente, identificando obsolescências, gargalos e descontinuidades. Ainda são feitas recomendações para a sua adequação e ampliação, bem como para a construção de novos projetos.
Tais propostas, compreendidas em sua totalidade, apontam a infraestrutura de transporte ideal, de forma a ampliar a capacidade e a eficiência logística do Brasil.
As obras estão agrupadas em Projetos de Integração Nacional e Projetos Urbanos. A consulta também pode ser feita por região e por estado.
Para acessar o projeto na íntegra, clique aqui.
Confira tabela de investimento mínimo:
Categoria | Dimensão | Investimento mínimo |
Adequação de aeroporto | 14 unidades | R$ 334.014.938,33 |
Construção de aeroporto | 7 unidades | R$ 187.751.085,19 |
Implantação de corredor de transporte aquaviário | 12 km | R$ 351.283.643,57 |
Construção de ferrovia | 3.010,3 km | R$ 28.762.991.717,22 |
Construção de monotrilho ou VLT ou aeromóvel | 22,2 km | R$ 1.229.616.604,73 |
Eliminação de gargalos | 1 unidade | R$ 4.471.948,07 |
Recuperação de ferrovia | 150,7 km | R$ 822.604.722,22 |
Adequação de hidrovia | 6.433 km | R$ 27.506.062.550,27 |
Dispositivo de transposição | 6 unidades | R$ 7.674.970.646,37 |
Adequação de rodovia | 405,8 km | R$ 214.709.862,31 |
Construção de rodovia | 792,2 km | R$ 2.474.747.020,45 |
Duplicação de rodovia | 2.179,6 km | R$ 21.712.798.590,38 |
Pavimentação de rodovia | 2.555 km | R$ 14.057.798.952,95 |
Recuperação do pavimento de rodovia | 1.173,3 km | R$ 3.863.564.036,32 |
Construção de terminal | 19 unidades | R$1.575.291.123,67 |
Total | R$ 111.008.871.148,42 |